quinta-feira, 14 de maio de 2009

Portuguesa Bagabunda.

Ainda existem por aí uns quantos, escapados dos cantos desta cidade que guarda a noite em qualquer bolso. Apareceu-nos de um mundo que existe bem atrás dos nossos olhos, em prantos sabe-se lá bem de quê. Gritava que havia guerras e batalhas no nosso território Lusitano, como se o Cerco do Porto fosse naquele exacto momento.
Encheu os pulmões outra vez e contou-nos a melhor História de todas.

"A todos de Braga: a Alemanha está fechada. Não tem um cigarrinho. Um palhaço, que não sou racista mas vocês nasceram aqui por isso são tripeiros. Aqui faço a lembrança. A Nossa Senhora de Fátima. Tendes fé. Verdade. Vocês foram criados aqui. Não está lá. Verdade ou mentira. Eu tenho que bater às pessoas que merecem. Os sinos da Senhora da Oulibeira. Os sinos da Senhora da Oulibeira. 'Tá aqui a prova. Chau eu vou-me embora mas eu juro que voltarei. Eu confio em vós, vou beber um copo. Ele por não vir ao Piolho jurou falso. Tudo o que está lá é mentira!"

Uma verdadeira relíquia que guardava ainda mais tesouros dentro da algibeira, não fossem as duas folhas amareladas arrancadas de um livro antiquíssimo, possivelmente, que tinha como nome 'O cisne do colar de ouro'. Duas maravilhas de uma só vez numa explosão sacra. Deu-me vontade, tanta vontade que o fiz, e recortei-lhe um pedaço, numa ganância pecaminosa de quem quer ser rico também.
Ainda bem que os tenho. Num mundo de pseudo-pessoas é optimo encontrar alguém que não é ninguém. Um ninguém abençoado que me grita fados na lingua do Douro e profetiza memórias de um tempo rubro. Ainda bem que aqui também os há. Os loucos. Os nossos loucos do Porto.
14 Maio 2009 : 01.46

1 comentário:

Anónimo disse...

abriste-me os olhos para um mundo que estava tapado com um véu de fumo de cigarro e cheiro a ganza queimada...
mostraste-me que nesse mundo ha reis e rainhas, divas, loucos, nojo, carência, distúrbio, um mundo de ninguéns á procura daquilo a que a sociedade os reduziu...se ao menos as revoltas contra as sociedades não fossem feitas em paradas ou em exibicionismos ridículos!!!!!
será que isto foi crescer???
talvez sim...ver o mundo de perto e não através de um tubo de aço Inox...Agora que o passado já não o é, quero mais...do mundo...das pessoas...ensinaste-me a perder o MEDO...Talvés se não fosse tudo isto o meu schicksal não estaria a ser cumprido." Eu nasci nalgum lugar de onde se avista o mar tecendo o horizonte, e ouvindo o mar gemer nasci como água a correr da fonte...eu vivi noutro lugar de onde se escuta o mar batendo contra o cais, mas vivi não sei porquê, como um barco a mercê dos temporais, eu sei que o mar não me escolheu, eu sei que o mar fala de ti mas ele sabe que fui eu que te levei ao mar quando te vi..."
Memórias...boas e más...já as temos...não somos ninguém...já somos marca no tempo, uma ruga fina que liga energias,essências, um canal pelo o qual ainda não passamos pois n cabemos nele ...ninguém cabe, ninguém que tenha matéria! Vou trabalhar...